slide

08/01/2018

Resenha: Ecos - Pam Muñoz Ryan

Livro: Ecos   Escritora: Pam Muñoz Ryan 
Páginas: 368   Editora: Darkside  Skoob
Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.




Resenha:

O livro é dividido em quatro estórias, e em todas elas os protagonistas são crianças, o que acaba deixando o livro leve e divertido. A primeira parte fala sobre Otto, um garoto que ao brincar de pique-esconde com seus amigos acaba perdido em uma floresta e acaba encontrando três princesas abandonadas que lhe pedem ajuda. É nessa parte que aparece a gaita mágica que acompanhara os próximos personagens.

A estória seguinte se passa na Alemanha, e fala sobre Friedrich, um menino que sonha em ser maestro e, por conta de uma mancha no seu rosto, se vê excluido da sociedade alemã que nutre cada vez mais sua vontade de ter uma Alemanha perfeita, e com seus olhos acompanharemos o começo da primeira Guerra, o medo de parte da população e a aceitação da outra.
A terceira já se passa nos Estados Unidos, e tem como personagens dois órfãos: Mike e Frankie. Eles foram criados pela avó que os ensinou música desde cedo. Após sua morte, os dois meninos são mandados para um orfanato onde passaram por alguns problemas, como por exemplo o medo de serem separados.
A última retrata o fim da segunda Guerra e fala sobre Ivy, uma jovem americana de descendencia Mexicana que vive tendo que se mudar por conta dos seus pais, que estão sempre em busca de melhores condições de vida. Ao se mudar para o condado de Orange, Ivy vê sua vida mudar bastante, pela primeira vez eles se mudaram sem seu irmão, que estava na Guerra. Para enfrentar todos os seus problemas ela arranja refúgio na gaita que aprendeu a tocar na sua antiga escola e no casaco deixado por seu irmão.
Ecos é um livro maravilhoso, a edição feita pela Darkside não deixa desejar, uma vez que a capa é linda, suas folhas são grossas, além dos detalhes que a editora sabe como caprichar. Além de tudo a estória é envolvente e te deixa sempre com vontade de saber o que acontece na próxima parte, e como se não bastasse a autora fecha o livro de maneira incrível, apesar de deixar um pouco a desejar por tudo acontecer bem rápido.

13 comentários:

  1. Adoro hisórias leves e divertidas. Que capa fofa. Adoro livros com folhas grossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa do livro é realmente maravilhosa! Acredito que você vá gostar muito desse livro haha

      Excluir
  2. Gosto de histórias leves e divertidas, proporcionam uma leitura mais agradável e até rápida. Achei a capa desse livro MUITO fofa e confesso que ainda não conhecia essa autora.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a resenha , normalmente eu só leio livros com protagonistas adultos e adolescentes , porém esse livro me intrigou um pouco, eu amei a capa (livros me encantam pela capa) e amei também que envolva musica (porque eu amo musica) , vou adicionar a minha biblioteca. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha e do livro! Espero também que você goste do livro!!

      Excluir
  4. Que demais! Eu amei a resenha e amo histórias que tem crianças, se tornam mais leves e divertida. A capa do livro me chamou bastante atenção, me interesse pela história e já está na minha lista de compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Espero que você goste do livro tanto quanto eu gostei!!

      Excluir
  5. Adorei sua resenha! O livro me chamou bastante atenção por contar 4 historias de crianças diferentes, e o fato de ser na Alemanha ja me ganhou o coração. A capa eh super linda, encheu meus olhos hahaha arrasou, beijos e sucessoooo

    ResponderExcluir
  6. Eu já amei a história só pela descrição da sinopse, conto de fadas + dark + século XX é tudo que eu adoro ler. Sobre a capa, amei demais a arte e a combinação de cores! Vou anotar o nome do livro.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Histórias assim são ótimas para relaxar, gostei bastante da temática e da estética. Estou interessada no mesmo ❤
    Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a Darkside, iniciei uma coleção recentemente. Por enquanto só tenho 3 livros e esse mês vou pro quarto.
    Passa no meu blog também! www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Darkside são fantásticos!! Posso te garantir que não vai se arrepender ao comprá-los e lê-los

      Excluir

deixe um comentário