slide

21/07/2017

Escolha do curso da faculdade



O dia mais decisivo na minha vida foi o meu primeiro dia no colegial. Eu tinha acabado de mudar de escola e assim que eu entrei na sala a primeira pergunta que eu ouvi foi "qual curso você vai prestar e onde?", eu não estava nem um pouco preparada para isso. Foi um choque.
Porém, foi necessário pois a partir dai eu comecei a me analisar e pensar o que combinava comigo. Assumo que vários cursos passaram pela minha cabeça, desde química até artes, mas eu precisava me decidir e foi quando eu comprei o Guia do Estudante, e ele foi muito importante para mim. Eu fiquei um dia inteiro lendo e pesquisando profissões, foi chato, achei que não ia achar nada, um monte das possibilidades foram descartadas e eu quase desisti, até que parei de olhar profissões que os outros queriam que eu fizesse e fui atrás das que combinavam comigo.
Hoje ainda faltam quatro meses para o vestibular, muita coisa pode mudar, mas desde o começo do ano a arquitetura ganhou meu coração. Muita coisa foi necessária para que eu me decidisse e aqui vai algumas dicas para você que ainda tem dúvidas:

1- Tire um dia para se analisar. 
O que você gosta, quais matérias da escola você gosta, quais são suas habilidades.

2- Pesquise sobre o seu curso.
Quando eu estava nessa etapa eu ainda estava em duvida entre uns cinco cursos diferentes, aqui você vê campo de atuação, mercado, grade, faculdade, provas especificas, etc.

3- Vá a visitações em campus
Durante meu colegial fui com meu colégio na feira de profissões da UNICAMP, USP e UNIFRAN, e nelas os alunos e professores se disponibilizam para dar palestras, falar sobre o curso e tirar duvidas, foi em uma dessas que eu bati o martelo em arquitetura. 
O lado bom é você já ter uma noção do espaço do campus, tirar duvidas e ter uma experiencia com alunos do curso que você quer. 
Se você tiver uma oportunidade, não a perca!

4- PERGUNTE!
Eu tenho muita vergonha de perguntar as coisas, mas deixei ela de lado e fui atrás. Procure pessoas que trabalham na área. No meu caso foi bem fácil procurar arquitetos.



Espero que esse textinho ajude alguns de vocês a se mapear e a clarear um pouco a cabeça de vocês na escolha de um curso. E, caso você não goste do curso, espero que saiba que a vida é muito curta e o trabalho é muito chato pra passar a vida inteira fazendo uma coisa que você não gosta. Por isso, arrisque!

Beijos, uma futura arquiteta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um comentário