slide

05/12/2016

XMass

Esse mês é sem dúvida um dos meus favoritos, tem férias e o melhor, tem as festas de fim de ano. Por isso decidi fazer um post com curiosidades dessas festas.

1º -Papai Noel
Não há pessoa no mundo que não conheça a imagem do bom velhinho, que veste vermelho, é barrigudo e deixa presentes para as boas crianças. Porém, o Papai Noel nem sempre existiu e sua figura só se tornou nessa que a gente conhece a pouco tempo.
O Papai Noel surgiu na Turquia, um bispo, Nicolau, que era famoso por ajudar aos pobres e entregar sacolinhas de dinheiro, porém a associação ao Natal só aconteceu na Alemanha, e de começo o velhinho não se vestia de vermelho, essa imagem só surgiu em 1886.



2º- Árvore de Natal
Para aqueles que pensam que a árvore de natal surgiu junto com Natal, eu sinto lhes informar que na verdade esse costume é muito mais antigo. Povos pagãos já tinham a prática a muito tempo e a usavam como forma forma de celebrar a natureza, porém eles as decoravam de forma mais simples.
A lenda da árvore de natal mais parecida com a que nós conhecemos é germânica, e diz que Martinho Lutero ao caminhar a noite pela floresta olhou para cima e viu a luz das estrelas sobre as árvores e decidiu reproduzir isso em casa, só que com uma estrela no topo e velas na árvore (alguma semelhança com as luzinhas/pisca-pisca?).


3º- Por que dia 25?
O Natal tem origem em algumas festas pagãs, como por exemplo a Saturnália (festival romano em homenagem ao deus Saturno) e também o Natalis Solis Invicti que era uma celebração para o nascimento do deus sol. 
Para acabar com o paganismo desse mês, a igreja decide definir a data do nascimento de Jesus como dia 25 de dezembro, mas na verdade não há nada que indique essa é a data verdadeira para o nascimento de Jesus.



4º- Meias de Natal
Bom, aqui no Brasil (acredito eu) que não temos muito o costume de usar meias, pelo menos não tanto quanto os povos anglo-saxônicos. Porém, esse costume surgiu junto com o São Nicolau (o bisco que vai dar a origem ao papai noel). 
A lenda diz que tinham três irmãs e eram muito pobres e portanto não tinham dinheiro para pagar os dotes para poder casar. Fadadas à pobreza, foram salvas por Nicolau, que deixou as meias cheias de ouro.




5º- Guirlanda
Como já devem estar adivinhando, a guirlanda também vem do paganismo! Era vista como uma forma de preservação da vida durante o inverno e também como forma de honrar os deuses. Era também vista como um convite para a entrada de bons espíritos, hoje é vista como um convite para a entrada do espirito natalino.

6º- Missa do Galo 
Quem é católico certamente já foi ou pelo menos ouviu falar da Missa do Galo, a curiosidade é que ela é uma missa de origem boliviana e ela simboliza a crença deles de que o galo foi o primeiro animal a anunciar o nascimento de Jesus.




7º- Cores
Quem não é apaixonado pelas cores do Natal? Ele possui três cores tradicionais que são: verde, vermelho e amarelo. Cada uma tem um significado diferente.
Vermelho: simboliza o sangue de Cristo
Amarelo: simboliza a luz, a realeza e a riqueza.
Verde: simboliza a vida



8º- Visco
Acho que todo mundo já viu em filmes os famosos "viscos" e  a tradição dos casais se encontrarem sobre ramos de viscos e se beijarem para trazer boa sorte. O visc

o se tornou popular por conta de os povos antigos o considerarem sagrado pelo fato de não morrerem no frio do inverno e por isso eles acreditavam que a planta tinha o poder de afastar o mau e curar enfermidades.



9º- Ceia de Natal
Essa foi a curiosidade que eu mais gostei. Muitos associam a origem do costume com a última ceia de cristo, mas há uma lenda de que havia um costume europeu de deixar as casas abertas no Natal para receber visitas e viajantes para que os mesmos se alimentassem. Era costume preparar diversos pratos. 
Com a expansão do costume pelo mundo vários países adicionaram um pouco de cada cultura nele e com isso é fácil ver lugares com os mais diferentes pratos durante a ceia.




10º- As renas do Papai Noel tem nome
Acredito que muitas pessoas devam conhecer a famosa rena Rudolph, mas ela não é a única rena e nem a única que tem nome. As outras se chamam: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen


26 comentários:

  1. Adorei o post ótimas explicações um beijo ♡

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei!
    Amo esta quadra <3

    labellerapunzel.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia todas essas curiosidades, texto muito informativo!!! Parabéns pelo trabalho e continue a propagar o conhecimento!
    bjss
    www.upsidedownzone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não sabem muitas dessas curiosidades. Obrigada! beijooos

      Excluir
  4. Eu amo essa mês <3
    Parabens pelo post, não sabia que o dia 25 é uma data meio simbolica para o nascimento de Jesus.
    Bjos
    marianemendesblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro *-*
      Obrigada! Fico feliz que o post tenha sido informativo para você ;D
      Beijoos

      Excluir
  5. Adorei seu post, tinha várias coisas que eu não sabia! Parabéns! Beijos, blogdiversamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo Natal e toda a representatividade desda época do ano. Reunir a família e celebrar a vida ao lado das pessoas que amamos é tudo de bom. Amei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tembém adoro, é uma das minhas épocas favoritas do ano *-*
      Fico feliz que você tenha gostado do post <3
      Beijoos

      Excluir
  7. Minha época preferida, adorei o Post! A magia do Natal é maravilhosa ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é a minha, as luzes, as cores e a magia dele é simplesmente lindo *-*

      Excluir
  8. Aaai que incrivel adoro curiosidades ♥ Fico me sentindo mais inteligente ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que você gostou! Também adoro esse tipo de curiosidades

      Excluir
  9. Adorei, fiquei sabendo de bastante coisa que não tinha ouvido antes

    ResponderExcluir
  10. Eu também amo esse mês pelo mesmo motivo. Gostei muito do post, bem interessante as curiosidades. Dessas eu ´so conhecia mesmo a 3ª. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Me deixa muito feliz saber que o post aumentou o seu conhecimento sobre essa data *-*

      Excluir
  11. Amei garota kkk o Natal está chegando uma época linda

    ResponderExcluir
  12. Eu pensava que a arvore havia surgido com o natal kkk me mostrou coisas que eu não sabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente pensa, por isso achei legal explicar o surgimento dela :D
      Que bom que eu te mostrei algumas coisinhas pra você *-*
      Beijoos

      Excluir

deixe um comentário