slide

06/10/2016

All Hallows Eve

Oioi dreamers, tudo bem?
Estamos em outubro, mês do Halloween, e acredito que todo mundo já esteve em contato com essa festa de alguma forma. No entanto, essa é uma celebração estrangeira que vem ganhando popularidade aos poucos no Brasil e, por conta disso, muitos não sabem de alguns dos significados da festa. Em virtude disso, decidi fazer um post com algumas curiosidades para quem tem interesse numa das celebrações mais famosas dos Estados Unidos.




1º- Origem do nome Halloween.


Halloween é uma palavra que veio do inglês "All Hallows' Eve" e significa "Véspera do dia de todos os santos"*, mas as pessoas costumavam a usar sua forma contraída: "Hallowe'en" e isso acabou virando o que hoje conhecemos apenas de Halloween.
Apesar disso, você ainda pode ver a festa sendo chamada por:
-Hallowe'en
-All Hallows' Eve
-Samhain
-All Saints' Eve

*Dia de todos os santos: é uma comemoração em memória dos mortos, santos e mártires.





2º- Abóboras esculpidas.


Esse é um costume celta para afastar maus espíritos durante o Samhain. Os celtas esculpiam as abóboras e colocavam velas para faze-las de lanterna ou simplesmente as colocavam nas janelas para impedir a entrada de maus espíritos durante essa época. 

No começo, ainda na Irlanda e durante o Samhain as pessoas esculpiam outros legumes além da abóbora, como nabos, porém hoje em dia é mais difícil ver alguém esculpindo nabos por ai durante o Halloween já que o costume da abóbora se popularizou tanto.







3º-Uso de fantasias.



Acredita-se que a pratica também tenha surgido durante o Samhain e teria como objetivo proteger a pessoa fantasiada de maus espíritos, mas há também a crença de que a pessoa se vestia de espíritos para conseguir oferendas. O uso das fantasias trazia boa sorte.








4º- Doce ou travessura


O costume também veio dos celtas e eles acreditavam que nessa época do Halloween as almas tinham que ser agradadas com comida, bebida e em alguns lugares até dinheiro, ou seja, no começo não era muito comum ser entregue doces as pessoas e por isso o nome em inglês é "Treat or trick" cuja tradução literal é "Trato ou travessura", pois você dava alimento (tratava) da pessoa e caso você respondesse travessura, a pessoa, geralmente crianças, te pregavam uma peça (ultimamente as travessuras mais comum são as do papel higiênico, a do spray de espuma ou um simples susto).


5º-Origem


Como vocês podem ter percebido, o Halloween é mesclado com diversos costumes celta, e por isso acredita-se que a tradição começou na Irlanda e quando o país se espalhou para países como a Inglaterra, França e Estados Unidos.







6º- Economia.



Acredite se quiser, o Halloween é o segundo maior feriado dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal, e gera milhões e milhões com a venda de abóboras, fantasias, enfeites e doces.

Segundo a revista forbes, com base na National Retail Federation (Federação Nacional do Comércio dos EUA), só em 2015 o Halloween gerou algo em torno de 6,9 bilhões.




7º- Cores



Uma das coisas que eu mais gosto do Hallowen são as cores, e elas tem um significado bem legal.


-Preto: é um simbolo da morte e lembra que o Halloween era na verdade para celebrar a morte, muitos acreditam que durante o Halloween a fronteira que separa o mundo dos mortos e dos vivos fica muito pequena.
-Alaranjado: é a cor do outono, das folhas e das abóboras, mas também significa força, resistência e coragem. 
-Vermelho: acredita-se que o vermelho é usado por conta do sangue e da conexão que tem com os vampiros e também por conta das bruxas que usavam sangue em poções e feitiços.
-Branco: é a cor dos ossos, da lua e dos fantasmas.
-Roxo: Roxo é a cor do sétimo chakra e ele representa clarividência e talvez por essa razão a cor seja associada as bruxas.







Agora ta na hora de pegar a nossa sacola, vestir a melhor fantasia e sair pela vizinhança pedindo doces, haha.

Bom pessoal, foi basicamente isso, durante esse mês eu vou fazer mais posts sobre o Halloween, vou postar sobre alguns mitos e coisas do tipo e eu espero que vocês gostem ;)

Beijos e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um comentário