slide

06/10/2016

All Hallows Eve

Oioi dreamers, tudo bem?
Estamos em outubro, mês do Halloween e por isso decidi fazer um post com algumas curiosidades dessa festa maluca e super interessante que vem se popularizando aqui no Brasil.




1º- Origem do nome Halloween.


Halloween é uma palavra que veio do inglês "All Hallows' Eve" e significa "Véspera do dia de todos os santos"*, mas as pessoas costumavam a usar sua forma contraída: "Hallowe'en" e isso acabou virando o que hoje conhecemos apenas de Halloween.
Apesar disso, você ainda pode ver a festa sendo chamada por:
-Hallowe'en
-All Hallows' Eve
-Samhain
-All Saints' Eve

*Dia de todos os santos: é uma comemoração em memória dos mortos, santos e mártires.





2º- Abóboras esculpidas.


Esse é um costume celta para afastar maus espíritos durante o Samhain. Os celtas esculpiam as abóboras e colocavam velas para faze-las de lanterna ou simplesmente as colocavam nas janelas para impedir a entrada de maus espíritos durante essa época. 

No começo, ainda na Irlanda e durante o Samhain as pessoas esculpiam outros legumes além da abóbora, como nabos, porém hoje em dia é mais difícil ver alguém esculpindo nabos por ai durante o Halloween já que o costume da abóbora se popularizou tanto.







3º-Uso de fantasias.



Acredita-se que a pratica também tenha surgido durante o Samhain e teria como objetivo proteger a pessoa fantasiada de maus espíritos, mas há também a crença de que a pessoa se vestia de espíritos para conseguir oferendas. O uso das fantasias trazia boa sorte.








4º- Doce ou travessura


O costume também veio dos celtas e eles acreditavam que nessa época do Halloween as almas tinham que ser agradadas com comida, bebida e em alguns lugares até dinheiro, ou seja, no começo não era muito comum ser entregue doces as pessoas e por isso o nome em inglês é "Treat or trick" cuja tradução literal é "Trato ou travessura", pois você dava alimento (tratava) da pessoa e caso você respondesse travessura, a pessoa, geralmente crianças, te pregavam uma peça (ultimamente as travessuras mais comum são as do papel higiênico, a do spray de espuma ou um simples susto).


5º-Origem


Como vocês podem ter percebido, o Halloween é mesclado com diversos costumes celta, e por isso acredita-se que a tradição começou na Irlanda e quando o país se espalhou para países como a Inglaterra, França e Estados Unidos.







6º- Economia.



Acredite se quiser, o Halloween é o segundo maior feriado dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal, e gera milhões e milhões com a venda de abóboras, fantasias, enfeites e doces.

Segundo a revista forbes, com base na National Retail Federation (Federação Nacional do Comércio dos EUA), só em 2015 o Halloween gerou algo em torno de 6,9 bilhões.




7º- Cores



Uma das coisas que eu mais gosto do Hallowen são as cores, e elas tem um significado bem legal.


-Preto: é um simbolo da morte e lembra que o Halloween era na verdade para celebrar a morte, muitos acreditam que durante o Halloween a fronteira que separa o mundo dos mortos e dos vivos fica muito pequena.
-Alaranjado: é a cor do outono, das folhas e das abóboras, mas também significa força, resistência e coragem. 
-Vermelho: acredita-se que o vermelho é usado por conta do sangue e da conexão que tem com os vampiros e também por conta das bruxas que usavam sangue em poções e feitiços.
-Branco: é a cor dos ossos, da lua e dos fantasmas.
-Roxo: Roxo é a cor do sétimo chakra e ele representa clarividência e talvez por essa razão a cor seja associada as bruxas.







Agora ta na hore de pegar a nossa sacola, vestir a melhor fantasia e sair pela vizinhança pedindo doces, haha.

Bom pessoal, foi basicamente isso, durante esse mês eu vou fazer mais posts sobre o Halloween, vou postar sobre alguns mitos e coisas do tipo e eu espero que vocês gostem ;)

Beijos e até o próximo post.